sábado, 1 de agosto de 2015

Lagoa do Peri e Palmas poderão ter Bandeira Azul


Lagoa do Peri, em Florianópolis, e Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, ambas em Santa Catarina, poderão ter a Bandeira Azul na próxima temporada, pois foram aprovadas pelo Júri Nacional.


A Praia de Palmas (foto abaixo) entrou para o programa por iniciativa minha, como ex-integrante do Júri Nacional, articulando a ida de representante do Operador Nacional do Programa ao município de Governador Celso Ramos, ocasião em que acompanhei a primeira visita técnica.


A decisão será encaminhada ao Júri Internacional, que se reunirá em setembro na Dinamarca para avaliar os nove candidatos brasileiros juntamente com os demais candidatos do dos demais países do Hemisfério Sul. 

A reunião do Júri Nacional contou com a participação de representantes do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, SOS Mata Atlântica e Instituto Ambientes em Rede.

O resultado final para a temporada 2015/2016 será divulgado nos primeiros dias de outubro. 

A temporada começará oficialmente a partir do dia 01 de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas até, no máximo, dia 15 de dezembro.

As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios distribuídos em quatro categorias (educação ambiental, segurança e equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental). 

Para ser certificada, a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, inicialmente pelo Operador Nacional do Programa (no Brasil é o Instituto Ambientes em Rede), em seguida pelo Júri Nacional e, finalmente, pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário