terça-feira, 19 de maio de 2015

PINHÃO!!! COM MINHA RECEITA DE ENTREVERO


Chegou há pouco da Serra Catarinense!

Da revista Viva Saúde trago algumas informações sobre este nosso delicioso alimento de outono/inverno.

Além de ser uma ótima opção para as estações mais frias do ano, o pinhão é fonte de proteínas, minerais e vitaminas. 

É um alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde. Uma porção de 100 g é abundante em proteínas (3,94 g), cálcio (35 mg), ferro (70 mg), fósforo (136 mg) e vitaminas A, B1 e C. No total, serão consumidas 196 kcal e 1,34 g de gorduras.

Muito versátil, podendo ser utilizado em diversos tipos de bolos, tortas e outros pratos doces. Sua polpa é a parte comestível, e deve ser consumida depois de cozida. O modo de preparo não altera o valor nutricional, assim as propriedades continuam as mesmas.

Pode ser conservado na salmoura; além disso, conservar no vinagre também é uma escolha adequada. Outra opção é cozinhar bem — por sua casca ser dura, esse primeiro passo é fundamental —, descascar e reservar apenas a polpa no freezer. Dessa maneira, ele mantém o sabor e o valor nutritivo no momento do consumo.

Tem alto valor alimentício, por ser rico em proteínas e possuir um teor de 50% a 60% de óleo. Para atingir as necessidades diárias dos nutrientes que o pinhão possui, a indicação é que se consuma entre seis e 10 unidades.

Seu consumo em quantidade adequada traz diversos benefícios à saúde, como o fortalecimento dos ossos, já que é uma semente extremamente rica em mineirais como cálcio e fósforo.

Uma dica é cozinhá-lo até deixar a sua polpa à mostra, escorrer a água do cozimento, retirar a polpa e depois adicionar um pouco de sal, algumas pitadas de orégano e também de pimenta do reino. 

Diversos pratos salgados com o pinhão são típicos em algumas regiões brasileiras onde ocorre a Araucária, com destaque para a cidade de Lages, no estado de Santa Catarina, a qual abriga todos os anos, durante o mês de junho, a tradicional Festa Nacional do Pinhão.

Uma receita clássica é o ENTREVERO:

Ingredientes

— 50g de pinhão (só a polpa já cozida) 

— 100g de alcatra (crua ou frescal, ou charque, ou carne de sol) em cubinhos

— 100g de calabresa em rodelas finas ou, para um toque gourmet, experimente substituir pelo excelente Chouriço Sarta Serrano, da espanhola Josep Llorens



— 100g de carne de porco em cubinhos

— 100g de frango em cubinhos 

— 1 cebola grande e 3 dentes de alho picados, 3 colheres de sopa de shoyu, 3 colheres de sopa de azeite de oliva, pimenta do reino moída na hora e cheiro verde. Pimentões coloridos sem sementes ou nervuras fatiados em pequenas tiras. Bacon opcional.

Modo de preparo 

Tempere as carnes separadamente com azeite, shoyu, sal, pimenta, cebola e alho

Em ordem, numa frigideira grande (tipo wok ou paella são as melhores) frite bem o porco, por ser mais demorado (antes o bacon, se usar) e, em seguida, o frango, depois a calabresa e a alcatra. Por fim, os pimentões.

— Quando tudo estiver frito e bem quente, adicione o pinhão e o cheiro verde, mexa bem e sirva imediatamente, acompanhado de arroz e farofa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário