sábado, 23 de maio de 2015

NAVEGAR É PRECISO, MAS ATRACAR BEM É FUNDAMENTAL!


Lembrem sempre de perguntar - havendo liberdade para isto - se a marina ou propriedade particular em que o barco está ou estará tem a parte em terra e a estrutura na água regularizadas, com todas as licenças, ou se há interesse em reformar ou implantar estrutura de apoio náutico nova. 

Quando virem uma área boa, sugiram ao proprietário (inclusive ser for governo) a qualificação ou implantação de marinas ou equipamentos particulares, também junto a bares e restaurantes e centros comerciais e turísticos na orla, mesmo áreas de passeio público. 

Isto é fundamental para nosso trabalho em toda a cadeia do desenvolvimento náutico, por favorecer a guarda (e a venda) de mais embarcações e a circulação delas com a criação de variados destinos náuticos boat friendly. 

Os marinheiros, que levam barco para cima e para baixo no litoral brasileiro, sabem bem a falta que faz uma rede nacional de pontos náuticos de apoio, com canais sinalizados e boas estruturas de atracação, com os serviços necessários. 

Tenho lido vários diários de bordo e a queixa é sempre a mesma: faltam locais qualificados e com preços razoáveis para atracar, por falta de concorrência.

Na imagem, uma das mais belas marinas do mundo, no Adriático, mostrando como é possível harmonizar infraestrutura náutica e meio ambiente.

Precisando de consultoria especializada, falem comigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário